Se você é um amante da decoração com certeza já deve ter se deparado com projetos lindos de madeira para deck. Afinal, esse piso é um clássico que valoriza tanto a área externa como interna da casa. Portanto, para quem gosta de ambientes mais acolhedores e peças naturais, essa é, sem dúvida, a alternativa certa.
E, é claro, que com tantas opções no mercado existem muitas dúvidas relacionadas ao material mais adequado para cada ambiente. É justamente sobre esse assunto que a Anália Pisos irá tratar. Siga a leitura e fique por dentro de todas as dicas!
Deck para área interna ou externa?
A madeira para deck se diferencia dos materiais tradicionais devido a resistência às intempéries climáticas e por serem instaladas com distanciamento entre as vigas. Essa disposição auxilia o escoamento da água e evita o encanoamento das peças. Por isso, são recomendadas para áreas externas ou molhadas.
Do lado de fora da casa, esbanjam charme em quintais, jardins, platôs e ao redor da piscina. Por outro lado, também ficam lindos em ambientes internos, principalmente nas varandas, jardins de inverno, lavabos e até mesmo no box do banheiro.
Como escolher a melhor madeira para a sua aplicação
Depois de decidir em qual cômodo da casa a madeira para deck será empregada, está na hora de escolher o material. Nesse momento, é importante considerar alguns pontos para tomar uma decisão assertiva. O primeiro diz respeito ao acabamento do piso, que deve combinar com a decoração do ambiente.
Além disso, observe se o tipo de madeira para deck atende as necessidades de instalação do local. Por exemplo, para o boxe do banheiro a melhor alternativa são as opções específicas para áreas molhadas com resistência à água. Contudo, nos arredores da piscina os modelos antiderrapantes conferem maior segurança para as pessoas.
Por fim, a resistência às intempéries climáticas e ao tráfego intenso de pessoas também são aspectos essenciais. Ou seja, tenha certeza da qualidade do produto para prolongar a durabilidade e evitar situações indesejadas, como vigas empenadas.
Para cada projeto, um tipo de madeira para deck
Há diversos tipos de madeira para deck, a Anália reuniu as duas mais recomendadas e suas características. Saiba!
CUMARU
O cumaru é uma espécie nobre extraída da árvore Dipteryx odorata, comum nos estados do Norte brasileiro. Dessa forma, essa madeira para deck é dura, conta com alta durabilidade, baixa absorção de umidade, resistência a pragas e pode durar mais de 12 anos. Ou seja, é uma das opções mais queridas para esse tipo de piso.
IPÊ
Além da clássica cumaru, o ipê também é uma opção de madeira para deck requisitada. Com tom amarronzado, são peças que conferem elegância e sofisticação para áreas de descanso e lazer. Outra vantagem é a durabilidade do material, que alcança cerca de 15 anos.
A matéria-prima é originada de uma variedade de árvores da espécie Tabebuia, tradicional de diversos estados nacionais, como Acre, Amapá, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e outros.
Já sabe como escolher o melhor tipo de madeira para deck? A Anália Pisos é referência no assunto. Acesse o nosso site e solucione todas as suas dúvidas com os nossos especialistas. Assim, será fácil planejar o projeto perfeito!
- Você também vai gostar de saber Como revestir uma parede de madeira!