Está em dúvida entre colocar piso vinílico ou porcelanato no seu ambiente? A Anália Pisos reuniu os principais pontos sobre os dois!
Escolher o tipo de piso ideal para sua casa ou escritório é uma tarefa que demanda cuidado e pesquisa. Entre as opções mais populares, o piso vinílico e o porcelanato se destacam pela durabilidade e estética. Mas, afinal, qual é a melhor opção para o seu espaço?
Neste artigo, vamos explorar as características de cada tipo de piso, analisando suas vantagens, desvantagens e aplicações mais comuns. A partir dessas informações, você poderá tomar uma decisão mais informada e acertada, garantindo um resultado que atenda às suas expectativas e necessidades.
Piso vinílico ou porcelanato: entenda mais sobre esses materiais
O primeiro passo para diferenciar os dois pisos e saber qual é o mais adequado para o seu ambiente é entender a composição de cada um. Afinal, são os materiais presentes na fórmula que atribuem características específicas para os revestimentos. Portanto, reunimos as propriedades do piso vinílico ou porcelanato!
Vinílico
Esse piso é confeccionado, em geral, por PVC e minerais. Apesar da fama de ser um modelo “emborrachado”, não há látex em sua composição. Assim, os principais aspectos do vinílico são:
- fácil instalação, com baixa presença de poeiras e sujeiras;
- conforto acústico e térmico;
- baixa necessidade de manutenção;
- excelente durabilidade;
- resistência a riscos e manchas;
- ecológico.
Porcelanato
Por outro lado, o porcelanato é formado através da mistura de argila, minerais e corantes, componentes que passam por forno a gás. Dessa forma, o processo resulta em uma peça com as seguintes características:
- boa durabilidade;
- resistência a abrasão;
- baixa porosidade, ou seja, absorve pouca água;
- possibilidade de se obter diversos formatos, cores e tamanhos;
- acabamento rígido e uniforme.
Instalação e manutenção: aspectos que fazem diferença na escolha do piso
Outro ponto que deve ser considerado na hora de decidir entre piso vinílico ou porcelanato, é a instalação e manutenção da peça. E, é claro, entre esses dois modelos existem inúmeras diferenças.
Vinílico: prático e versátil
O piso vinílico, por exemplo, pode ser aplicado sobre outros revestimentos, eliminando muitas vezes a necessidade de quebrar o chão. Além disso, alguns modelos possuem adesivos ou um sistema de encaixe, facilitando ainda mais a instalação.
Quanto à manutenção, não é necessário realizá-la constantemente. Uma limpeza com aspirador de pó ou pano úmido com detergente neutro é suficiente para garantir a aparência e a conservação do piso vinílico.
Porcelanato: baixa manutenção
O porcelanato, por outro lado, é instalado por meio do assentamento das placas sobre uma superfície nivelada com argamassa. A manutenção deve ser feita utilizando produtos específicos para a limpeza do material do piso e do rejunte, especialmente se este não for polido.
Piso vinílico ou porcelanato: para cada ambiente, um modelo perfeito
Agora que você já conhece os principais pontos de cada modelo, será mais fácil decidir se é o piso vinílico ou porcelanato a opção mais adequada para o seu ambiente. O piso vinílico com certeza agregará maior sofisticação e conforto ao seu ambiente!
Contudo, ainda é possível misturar esses dois queridinhos em diferentes cômodos da casa ou do escritório. Saiba como e se inspire com as possibilidades!
Porcelanato é ideal para: banheiros, paredes, fachadas, varanda, jardins, cozinha industrial e outros espaços da área externa.
Use e abuse do vinílico: lavabo, cozinha, quartos, salas e academia. É possível usá-lo na área externa também, entretanto, o projeto deve ser planejado conforme as especificações do material.
Piso vinílico ou porcelanato, já sabe qual é o perfeito para os seus ambientes? Acesse o site da Anália e conheça as melhores condições para os seus projetos, oferecemos os revestimentos mais modernos e bonitos do mercado!
- Leia também o artigo sobre Pisos vinílicos: o que você precisa saber